Warning: Use of undefined constant ‘xdebug - assumed '‘xdebug' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/clubedojingle/www/wp-content/themes/haru-circle-child/functions.php on line 32

Warning: Use of undefined constant max_nesting_level’ - assumed 'max_nesting_level’' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/clubedojingle/www/wp-content/themes/haru-circle-child/functions.php on line 32
Bem-vindo ao Clube | Clube do Jingle

Bem-vindo ao Clube

Vamos fazer o
Clube do Jingle juntos!

O Clube do Jingle nasceu em 2002 a partir da ideia de compartilhar meu acervo de jingles publicitários, que vem sendo formado desde 1991 e atualmente conta com mais de 5 mil gravações.

Inicialmente, o site apresentava somente gravações em áudio, mas, com evolução na qualidade das conexões de internet e das plataformas digitais foi possível incluir também os vídeos dos comerciais quando disponíveis.

O grande propósito do Clube do Jingle é proporcionar a pesquisadores, estudantes, profissionais da área de comunicação e ao público em geral a possibilidade de conhecer ou relembrar um pouco da história da propaganda brasileira.

Em 2004, a Aprosom – Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários, reconheceu e aprovou, na figura de seu então presidente Arthur (Tula) Minnassian o trabalho de pesquisa e registro da memória fonográfica da propaganda no Brasil.

O trabalho de pesquisa iniciado na década de 1990 e ampliado com o site resultou no livro Jingle é a Alma do Negócio, lançado pela Panda Books no final de 2017, que conta a história do jingle, como é o processo de criação, as biografias dos principais compositores de músicas para propaganda, além de curiosidades de centenas dos mais importantes e inesquecíveis jingles de todos os tempos e ainda tem um CD com mais de 150 jingles acompanhando o obra.

Voltando ao site, lembro que, apesar do nome, não é necessário se associar para utilizar o Clube do Jingle. No entanto, contribuições de peças publicitárias são sempre bem-vindas. Não tem problema se o material estiver em fita cassete, fita de carretel, VHS, vinil ou CD. Se você é publicitário, tem uma produtora de áudio, agência de propaganda ou simplesmente possui algum jingle ou comercial legal e quer compartilhar com o Clube, entre em contato. Vamos fazer o Clube do Jingle juntos.

Fábio Barbosa Dias

Entre contato com o Clube do Jingle por e-mail ou pelas redes sociais

contato@clubedojingle.com